[ contato@ngarteprodutoracultural.com.br |(21) 3071-6864|(21) 97915-7626 ] Compartilhar: Facebook Google+ Twitter Addthis

Xanda Nascimento: sócia diretora da Nossa Galeria de Arte, primeira galeria condecorada com a Medalha Tiradentes (maior honraria do Estado do Rio de Janeiro), artista plástica e multimídia, webdesign master, colunista cultural, poetisa, curadora de arte e gestora cultural. É verbete da Enciclopédia Itaú Cultural, do Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e do Catálogo Online de Arte da Nossa Galeria de Arte."





Guilherme Tavares realizou desfiles e desenvolveu diversas coleções apresentadas, até o momento, em três continentes. Consagrado na "haute couture" por fazer editoriais para revistas como Vanity Fair, Drops Magazine e Quem, entre outras, vestindo celebridades. No Brasil, o estilista difundiu a moda “In Natura”, vestindo atrizes famosas, dentre elas, Vanessa Gerbelli, Adriana Alves, Sthefany Brito, Isadora Ribeiro e a apresentadora Ana Furtado. Seu nome chegou à Africa como representante do Brasil no Angola Fashion Week, apresentando sua coleção "Sedução". Atualmente, Guilherme Tavares traz de volta o estilo da boa alfaiataria francesa.


Xanda - A moda vem atravessando gerações na sua família, a começar pelo seu bisavô alfaiate. Como a moda surgiu em sua história? Como você define o DNA de Guilherme Tavares?

Guilherme Tavares - Desde bem pequeno eu já me debruçava sobre os croquis, contudo, antes da moda, tive profunda relação com a gastronomia. Podemos dizer que o DNA multifacetado de Guilherme Tavares é replicado em cada nova coleção, em cada novo conceito, em cada novo desafio.

⇧  Clique na imagem para ampliar
📷  Foto: Acervo pessoal

Quais são os principais desafios que você enfrentou quando entrou no mercado da moda? E o que cada um deles imprimiu em você?

Considerando que eu não quis ser e, muito cedo, tive oportunidade de consolidar meu trabalho como estilista, não enfrentei na profissão grandes dificuldades, já que a maior exigência é o meu maior talento. No entanto, ao longo dos anos na sociedade, enfrentei desde o preconceito à homofobia, desenvolvendo síndrome do pânico, depressão e TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada). Por outro lado, fiquei cada dia mais forte em minhas decisões. Hoje, tenho minhas próprias escolhas e aprendi a me proteger, tornando-me uma pessoa acessível com olhar especial para muitas demandas da humanidade.

Quais são suas referências na hora de criar uma coleção? O que e quem te inspira?

Cada coleção tem seu próprio conceito, é simples: estação, cor, texturas, tema e criação.

Em 2006, você assinou a criação de fantasias para a Escola de Samba Caprichosos de Pilares. Da passarela da moda para a passarela do samba, como foi essa experiência?

Foi uma experiência única, o carnaval é a maior festa da terra, pude fazer fantasias a base de chocolates e apreciar a empolgação das arquibancadas e repórteres.

Como foi o processo de criação e confecção da moda “In Natura”? O que te atraiu para esta estética?

⇧  Clique na imagem para ampliar
📷  Foto: Acervo pessoal

Aos 12 anos, a convite de um dos meus irmãos, tornei-me chef e consultor gastronômico. Passei por diversos restaurantes, hotéis com exposições e treinamento. Esculpi em abóbora diversos mitos do impressionismo como Claude Monet, jogadores de futebol como Tafarel e Ronaldinho, cantores como Luiz Gonzaga, entre outras inspirações. Aos 20 anos, resolvi voltar a me dedicar a moda. Comecei a desenhar algo que remetesse a gastronomia, então surgiram os modelitos em frutas, legumes e hortaliças, mas sempre me inspirando na alta costura advinda da minha família.

Qual a mensagem que você quis passar no seu desfile do projeto “Calendário Beneficente 2017” em prol da da Amicca (Amigos da Infância com Câncer)?

Primeiramente, agradeço a todos os profissionais, modelos, pessoas, personalidades e artistas que dedicaram sua especial atenção e seu tempo para esta causa que é tão urgente ao nosso olhar, agradeço também à cantora francesa Valerie Lu que neste último calendário assinou a trilha sonora do desfile e à cantora da Broadway Tatiana Monteiro, ambas trazendo mais glamour para o evento. A principal mensagem que eu sempre busco passar com os calendários beneficentes é que as pessoas ao abraçarem uma causa tão urgente como o câncer enobrecem a si e ao próximo.

⇧  Clique na imagem para ampliar
📷  Foto: Marcello Quirgo

Por falar em calendário, você ganhou notoriedade na mídia ao ser convidado pelo renomado Fernando Torquatto para o projeto "Calendário Natureza Viva". Como foi vestir 12 celebridades que "respiram" o glamour com uma moda criada para mostrar a importância da reciclagem e preservação ambiental?

Trabalhar com o querido e talentoso Fernando Torquatto foi fenomenal, eu diria que no mundo "celebrity" ele é uma das pessoas que mais admiro. Eu gosto de vestir celebridades por me permitirem criar e ousar.

Seu engajamento social é notório. O que te motivou a destinar parte da renda da coleção "Cores e Texturas do Nordeste” à cooperativa de mulheres rendeiras do sertão nordestino?

⇧  Clique na imagem para ampliar
📷  Foto: Acervo pessoal

Passei cinco meses em laboratório no nordeste para desenvolver esta coleção. Aprendi que não podemos fabricar as intempéries climáticas, não temos como fazer chover no nordeste, no entanto existem muitas ações que podemos fazer para compensar e remediar, como por exemplo, propiciar o escoamento da produção dos bordados das rendeiras do sertão para o mercado, mostrando que é possível fazer com que a vida destas pessoas seja o mais confortável e aprazível possível.

Que critérios você usa para escolher o tema de cada coleção?

Atualidade e clima.

Qual o perfil de modelo você busca para apresentar suas criações?

Elegantes e destemidas.

⇧  Clique na imagem para ampliar
📷  Foto: Acervo pessoal

Como você vê a moda brasileira atualmente?

Estamos com uma boa safra de criadores nacionais, hoje destaco o trabalho dos estilistas Alexandre Herchcovitch e Glória Coelho.

Tem alguma dica para jovens estilistas que estão começando?

Se essa for a sua escolha, seja profissional, pague o preço e siga em frente.

Quais seus próximos projetos?

Exposição em homenagem ao Rio, o livro GT, coleção prêt-à-porter e evolução internacional da minha marca em "red carpets", cinema e festivais.

 

Agradeço a Guilherme Tavares pela atenção e disponibilidade para compartilhar sua experiência e conquistas com os leitores da coluna Xanda Nascimento ENTREVISTA do Boletim Cultural Digital da Nossa Galeria de Arte.

Xanda Nascimento

 

MAIS DE GUILHERME TAVARES


   CLIQUE AQUI para ver o vídeo Making of "Fresh Fashion Salad"

  E-mail: guilhermetavaresbr@gmail.com

  WhatsApp: +55 21 99966-3118

  Instagran: @guilhermetavaresrj

  Twitter: @gttavares

  Página no Facebook: www.facebook.com/GTGuilhermeTavares

  Canal no Youtube: www.youtube.com/user/guilhermetavaresgt


  MODA BY GUILHERME TAVARES (clique sobre as imagens para ampliá-las)

 













Compartilhar: Facebook Google+ Twitter Addthis