[ contato@ngarteprodutoracultural.com.br |(21) 3071-6864|(21) 97915-7626 ] Compartilhar: Facebook Google+ Twitter Addthis

Elda Evelina é artista visual, palestrante e escritora. As ilustrações e capas de seus livros, em sua essência de conteúdo espirituais, são criações suas. Suas obras (artes plásticas e eletrônicas), livros, palestras, mensagens e cartões estão publicados no site eldaevelina.com e seus livros também estão disponíveis no site bookess.com.br/profile/eldaevelina."





Retomando, a convite, as atividades no Boletim Cultural Digital, da NG Arte Produtora Cultural, achei por bem falar um pouco, em linhas gerais, sobre o meu trabalho em suas várias formas de expressão – Cores, formas e letras. Aí inseridas as artes em tela, papel, mídia eletrônica e expressão oral - achei interessante essa forma de identificar o meu trabalho com palestras que, na realidade, prefiro denominar de estudos, pois efetivamente são estudos que faço e busco compartilhar o resultado das pesquisas e interpretações decorrentes. Partilho com vocês, também, um singelo vídeo com algumas das obras que compõem o livro Arte em Cores, Formas e Letras, publicado em 2013. Na realidade um presente que me ofereci como um delicado carinho ao meu coração. Disponibilizo também o próprio livro, em formato PDF, para aqueles que queiram “navegar” por suas páginas.

 


Sonhar e Criar

 

Todos os meus trabalhos têm o seu início no meu coração.

É imprescindível, para mim, que as imagens primeiro se formem em minha mente e fiquem ali por algum tempo para que se firmem como ideia em criação. Esse tempo pode ser de dias ou de apenas um minuto e, nesse caso, acredito que a ideia já tenha estado presente antes, mas não a tenha percebido e, nesse momento, se mostrou clara.

Viajo pelo processo criativo de forma prazerosa e é importante, para mim, que assim o seja. A criação tem que se mostrar, além de como arte... como sentimento.

A imagem deve convidar à emoção e, para completar o prazer de visualizar cores e formas, ofereço a mensagem como reflexão sobre a vida e o viver.

As duas formas de arte se completam e uma e outra convidam o Ser a viajar pelo seu imaginário.

Ofereço o meu “Sonhar e criar” e espero que o seu coração seja emoção no visualizar o meu sonhar.

Compartilhar como meta de trabalho

Tenho como lema de vida o “compartilhar”, seja minha arte (pinturas e textos), ou qualquer conhecimento que venha alcançar em algum momento.

Há alguns anos, quando ainda não tínhamos acesso à internet, compartilhava minhas mensagens distribuindo-as em forma de folheto através dos serviços dos Correios. Trabalho esse que começou com pequenos textos que eu colocava, diariamente, sobre a mesa das pessoas com quem trabalhava no Banco do Brasil. Sempre uma forma de proporcionar uma reflexão espiritualizada sobre a vida.

Em decorrência de afastamento por acidente (experiência comentada no livro Renascendo do Amor), continuei a partilhar textos com as mesmas pessoas, semanalmente, através dos Correios. Isto somente depois de estar razoavelmente recuperada, alguns meses depois de retornar para casa.

Vez por outra, mais pessoas pediam para serem adicionadas aos meus contatos e receberem as mensagens que enviava.

Depois de alguns meses, em decorrência do número de contatos a que chegara, passei a fazer remessas mensais, a partir de então, em formato de folheto.

Com o acesso à internet, pude então elaborar melhor o meu trabalho enviando as mensagens por e-mail, agora sem estar limitada à extensão do texto ou periodicidade na remessa.

No ano de 2001 realizei a minha primeira exposição com arte em cerâmica e óleo sobre telas.

 
⇧  Clique para ampliar
Ovos decorados – cerâmica, madeira e
ovos de avestruz - de Elda Evelina

Na plataforma cerâmica eu produzi ovos decorados – pedras semipreciosas; incrustações de strass e peças metálicas; entalhes; relevos e o que mais me surgisse de alternativas para elaborar a minha arte. Trabalho resultado do meu encantamento pela arte russa, especialmente pelos Ovos de Fabergé que conheci “ao vivo” quando de uma viagem à Rússia, em 2000.

Em 2004 criei o meu endereço na internet – www.eldaevelina.com –, um site pessoal. A partir de então, abriu-se um novo horizonte de oportunidades para que eu pudesse ampliar o meu raio de ação na divulgação do meu trabalho, em todas as suas formas de expressão: artes plásticas, literatura, fotografia, arte multimídia (arte e pintura digitais, vídeos, músicas) e tudo o mais que viesse a realizar.

A partir de então, determinei-me a ampliar o meu conhecimento nos recursos que a informática disponibilizava: softwares de desenho e pintura, atualmente denominados de Apps, produção de vídeos, música eletrônica, conhecimentos básicos de linguagens novas que me possibilitam a manutenção do meu site pessoalmente, na oportunidade e na forma que viesse a atender meus interesses.

Cadastrei-me em uma editora virtual, em 2009 – www.bookess.com.br/profile/eldaevelina -, para publicação dos meus livros contando, até o momento, através dessa Editora, com 19 publicações. Meu trabalho com a arte das letras conta atualmente com 24 livros publicados e dois em fase de elaboração criativa.

  Clique aqui para ler e baixar o livro “Arte em Cores, Formas e Letras”

Em 2014 o meu espaço virtual na rede foi ampliado e, para ficar mais fácil a disponibilização dos temas de forma prática e coerente, entrou em ação o eldaevelina.com/obras. Neste espaço estão os trabalhos catalogados como: Arte eletrônica, Arte sobre madeira e ovos, Arte sobre papel e Arte sobre tela.

Meus trabalhos – óleo, acrílico, aquarela e desenho -, em sua grande maioria, são acompanhados de um texto onde ofereço uma reflexão sobre a vida, nossas relações com as pessoas e o mundo, de uma forma geral.

Em 27-08-2007 criei minha conta no Youtube (até fevereiro/2017 com 278 vídeos) – www.youtube.com/eldaevelina -, para divulgação dos meus vídeos (basicamente minhas obras, mensagens, poemas e algumas palestras).

  Clique aqui para ver o vídeo "Arte em Cores, Formas e Letras"

A trilha sonora do vídeo "Arte em Cores, Formas e Letras" é de um grande amigo: Flávio Fonseca, Maestro e compositor - www.facebook.com/flaviofonsecamusico, e de Mauro Ribeiro.

Além das oportunidades já citadas, há aproximadamente dezessete anos uma nova alternativa oferecida, foi como um presente de amigos espirituais. Passei a ser convidada para proferir palestras em alguns grupos espíritas em Brasília.

A partir dos estudos para preparar o tema, muitas oportunidades me surgem para o aprendizado e reflexão sobre a minha própria vida. É uma tentativa constante de ir em busca da coerência entre o discurso e a ação. Sem esse caminhar não haveria como oferecer uma reflexão de forma convincente e verdadeira.

Elaborei uma dinâmica de trabalhar para as palestras. Passei a elaborar textos, a serem oferecidos nas reuniões, como base de reflexão sobre os temas. Esses textos passaram a fazer parte de um folheto em que disponibilizo também textos do Evangelho e reflexões oferecidas por estudiosos do tema. Além disso, acrescento sugestões de leitura para aqueles que venham ter interesse na busca por mais conhecimento a respeito dos assuntos ali abordados.

Os folhetos são distribuídos a todo público presente, bem como disponibilizado no meu espaço virtual – eldaevelina.com -, juntamente com os áudios das palestras que passei a gravar a partir de janeiro de 2007.

No mesmo site divulgo outros tipos de mensagens, como também livros, notícias sobre alguns eventos de que participo; fotografias, cartões postais que eu mesma produzo com fotos, hoje denominadas capturas de imagens, que faço de lugares, flores, paisagens, ocasos e auroras. Tenho encantamento pelo sol, pela lua e pelas estrelas.

Gosto muito do que faço e acredito que esteja fazendo um bom trabalho. É verdade que não o faço só, pois sinto a presença amiga e acolhedora de amigos que me intuem e auxiliam nessa jornada. Procuro ter essa verdade sempre em mente para não me afastar do caminho que escolhi.

Apresento a minha eterna gratidão por tudo que me foi oferecido para que possa realizar o que hoje realizo.

 

MAIS DE ELDA EVELINA

  Clique aqui para ver o site de Elda Evelina

  Contato: elda@eldaevelina.com

 













Compartilhar: Facebook Google+ Twitter Addthis