Exposição Virtual "Percepções"


A relação entre estética e experiência sempre conversaram em torno de um tema que é recorrente nos trabalhos de Magues Souza: o confronto entre a realidade supostamente definitiva e a proposição reflexiva da experimentação de novas possibilidades de reconstrução e percepção de mundo.

As obras de Magues Souza abordam sua sensibilidade e vivência, levando ao extremo sutilezas de uma experiência traduzida dentro do caos social em que vivemos – conceitualmente significativo e visualmente instigante.

A mostra “Percepções” expressa uma inquietação poética que convida ao olhar e à memória, sensibilizando o espectador sobre assuntos da atualidade. O exercício de ver o diferente embasa as narrativas dos 25 trabalhos aqui apresentados, que trafegam entre pinturas abstratas e figurativas, alternando o olhar em direção a realidade intrínseca e extrínseca, abrindo caminhos para a constituição de novas identidades.


Texto de Xanda Nascimento, Curadora da Nossa Galeria de Arte, 2013



Exposição Virtual "Inquietude"


Para que eu possa tecer algum comentário sobre a obra da artista plástica Magues Souza, não posso me furtar de falar da Nossa Galeria de Arte, pois foi através desta galeria que recebi com muito gosto a artista, quando decidiu se inscrever no meu curso de desenho e pintura que ministro em meu atelier. A artista ao longo dos últimos anos vem me surpreendendo na sua evolução artística! Inicialmente, percebi na pessoa de Magues Souza uma imensa inquietude com relação à busca de novas expressões artísticas, inquietude esta que vem se manifestando com veemência no decorrer de sua trajetória. A artista busca imprimir em suas telas todo seu questionamento com relação à realidade dos tempos que estamos vivendo, vejo impresso em seus quadros a questão da violência contra a mulher; do descaso do ser humano quanto a perda do valor da vida humana. Vejo também uma artista que faz das cores de sua paleta uma explosão de cores que ameniza, através de seus belos e coloridos quadros, a dura realidade que a nossa sociedade vem sofrendo, levando o apreciador de sua obra a acalentar o coração e relaxar pela beleza de seu colorido. Magues Souza é mais do que tudo uma revolucionária! Sei que dentro da artista sempre haverá a busca da expressão mais pura e simples da dura realidade e a busca do belo que sempre se fará impresso na sua manifestação artística.


Texto de J. L. Almeida, Pintor, Escultor e Professor de Arte. 2014