Elda Evelina

Processo Criativo


“Sinto uma intensa necessidade de criar.

São emoções que surgem em formas, cores e luzes e se completam com palavras que brotam para expressar a criação.

Não me deixo deter por conceitos pré-concebidos, deixo-me guiar pela intuição e permito que a ideia se faça presente.

Concluída a criação, permito-me analisar e criticar. No entanto, tão-somente com a intenção de corrigir pequenos detalhes, mas nunca com a de alterar a sua essência.

A criação em meio virtual me deixa mais livre e o trabalho se faz mais exuberante nas cores e no brilho.

A criação em meio real exige mais tempo e capacidade de abstração.

O que me toca de forma mais profunda é a criação em tela e no papel, quando a realização pessoal se torna quase plena.

Envolver-me com cores, luzes e formas - definidas ou indefinidas - faz de mim uma pessoa feliz. Em sendo assim, acredito que posso, então, ser alguém melhor no mundo em que vivo.

Seja na pintura ou no desenho, seja no trabalho da coleção ovos decorados, caixas e objetos.

Criar é essencial para a minha saúde física, emocional e espiritual.” Elda Evelina Vieira

Seus trabalhos refletem essa paixão pela retratação da beleza sob um enfoque muito pessoal. Mostra a natureza de uma forma não convencional, buscando sempre uma maneira diferente de representar o mundo à nossa volta. Mostram uma profusão de cores, sem preconceitos ou preocupação com técnicas convencionais, o que importa é conseguir alcançar seu objetivo com uma obra especial que materialize o sonho que a criou.

Estudou música na UnB Universidade de Brasília, como aluna especial, na sua adolescência. Também nesse período estudou no Ateliê do artista plástico Glênio Bianchetti.

Em alguns de seus quadros a criação realiza-se diretamente na tela e depois passa para o mundo virtual através de sua câmera digital. Recurso necessário para publicação em seus sites eldaevelina.com/obras e eldaevelina.com. Podemos chamar esses “espaços” como sendo seu Portfólio na Web.

Outras vezes passam primeiro por uma criação em meio virtual. Sonha e “viaja” nas imagens no monitor. Utiliza, para tanto, APPs como Photoshop, ArtRage, Procreate e outros. Depois a criação passa para a tela.

Realiza arte na plataforma papel de algodão – aquarela ou canetas Pitt Brush, Big Brush, Chamaleon. Também navega pelo desenho, em traços pretos no branco, por vezes em traços brancos no preto.

Produz Cartões que disponibiliza no seu site eldaevelina.com.

Participou de exposições no Brasil e no exterior. Conquistou alguns prêmios tanto no âmbito nacional como internacional.

Realiza trabalhos com ovos em cerâmica, madeira, cristal ou de avestruz, decorados por entalhes, incrustação de pedras ou detalhes metálicos, pintura, relevo ou aplicação de peças modeladas também pela artista.

É associada à ACAV Associação Candanga dos Artistas Visuais, em Brasília.

Profere palestras e apresenta estudos baseados nos Evangelhos – Novo Testamento.

Publicou vinte e cinco livros, cujo conteúdo é essencialmente de reflexões sobre a vida. Mensagens e poemas, como também referentes aos seus estudos e palestras.

“Mensagens” – Livro I, Livro II, Livro III, Livro IV, Livro V, Livro VI, Livro VII, Livro VIII e Livro IX; “Palavras para o Coração”, “Renascendo do Amor”, “Prece”, “Prece II”, “Anjos do Coração e da Felicidade”, este também na versão DVD, “Um Novo Caminhar”; “Arte em Cores, Formas e Letras” (imagens de alguns quadros e mensagens); “Alegria do Natal e outras histórias” (escrito com sua neta de 12 anos). “Reflexões da Alma”, “Reflexões Evangélicas”, Reflexões Evangélicas II”, “Reflexões da Alma II”, “Evangelho é Amor”, “Evangelho é Amor II”, “Reflexões da Alma III”, “Aprender com o Mestre”, Aprender com o Mestre II” (ainda não publicado).

Endereços na Web:

eldaevelina.com

eldaevelina.com/obras

Youtube.com/eldaevelina

Bookess.com.br/profile/eldaevelina – Editora de seus livros

Facebook.com/eldaevelina

Instagram – elda_evelina