J. Afonso

Xanxerê/SC


J. Afonso

João Alberto Lemos Afonso, artisticamente chamado J. Afonso, nasceu em Pedras Altas no Rio Grande do Sul, estado onde iniciou seus estudos em Artes Visuais em 1976; atualmente reside na cidade de Xanxerê em Santa Catarina.

J. Afonso é escritor e artista plástico com formação em Desenho e licenciado pelo INPI sob o nº 909241287. Na literatura interage com contos em verso e prosa e poesias. Na arte trabalha as técnicas de desenho, pintura (óleo sobre tela, acrílica sobre tela e aquarela), pastel seco, instalação, pesquisa e fotografia. As suas obras transmitem a grandeza dos sentimentos, as cores vivas da vida, memórias, mostrando também equilíbrio, instabilidade, fragmentação, espontaneidade e agudesa. Divulga em seus trabalhos a relação do Homem com a natureza, o seu meio, a necessidade da preservação, o universo as energias que nos move e nos motiva promovendo a vida. Também inclui em suas obras temas históricos de uma determinada região, através do figurativo. O artista acredita que a evolução e a relação do homem com a arte nos transportam para um mundo de imaginação, sonho, energia e magia.

J. Afonso também realiza treinamentos e trabalhos de integração social destinados aos portadores de deficiências visuais e auditivas, promovendo a inclusão sociocultural através da arte e da literatura.

Em sua trajetória J. Afonso possui mais de 46 exposições, instalações, no Brasil e exterior, além de participação em mais de 18 livros antologias.  Com 10 anos de arte, J. Afonso recebeu da FEBACLA a mais alta comenda: Láurea Acadêmica Qualidade Ouro 2019.

Além da Nossa Galeria de Arte, J. Afonso também é elencado na Associação Catarinense de Artistas Plásticos-ACAP, na Associação Internacional de Escritores e Artistas-LITERARTE, no Portal Artes e no portal Artistas Gaúchos.

Uma frase:

O escritor-artista procura estar sempre criando em uma constante transformação do ser, mostrando em seu trabalho o que há de melhor do abstrato, real e simbólico em suas obras, contos e poesias.