Texto Crítico

DhcMicheli Martins Afonso


Expoente artista brasileiro, J. Afonso retrata em suas obras personagens da sua infância, de seu cotidiano e da sua imaginação. Com uma técnica muito particular, onde utiliza empastes de tinta e distintos tipos de texturas para dar vida e movimento as suas telas, desvela símbolos que refletem suas inquietações e experiências pessoais, além de refletir parte de sua observação constante das memórias que estão a todo momento sendo ressignificadas em sociedade. Artista autodidata é membro das academias de letras ALB: Academia Letras do Brasil, possui título de doutor honoris causa em filosofia universus e Dhc em Artes, diversas premiações nacionais e internacionais, a destacar, a comenda acadêmica láurea qualidade Ouro da FEBACLA, e premiações em salões de arte em Portugal, França, Inglaterra e Espanha com a curadoria de Geni Settanni.

Busca com sua arte... o que instiga, o aprender em todos os momentos da vida, integrar, participar e ser inclusivo perante a sociedade com relevância para a proteção do nosso meio ambiente procurando despertar no público este sentimento.

Esta exposição compila diversas fases da vida e da obra do artista, exercendo um papel de janela a qual permite que se observe um pouco da sua alma e do seu talento promissor.

 


DhcMicheli Martins Afonso, 2019.

Artista Visual, Conservadora-Restauradora, Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural, Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural, UFPEL e US/Espanha.