Clores Andrade Lage, Governador Valadares/MG
cloresalage@hotmail.com



Clores Andrade Lage

A Artista

Clores Andrade é uma artista notável nos mais variados campos de expressão. Pintora, escultora, escritora, documentarista, cineasta, inventora, Clores é plural. Cria pinturas e esculturas que revelam de forma ampla e contundente seu amor à natureza, instigando novos olhares, novas sensibilidades. Dos seus pincéis surgem composições abstratas que traduzem sua consciência ecológica. O pulsar cromático de suas telas tende a nos buscar emocionalmente através de um apelo à razão que nos sugere decisão e ação.

Em suas esculturas, Clores utiliza materiais como: aço, ferro, vidro e pedras. O misto desses elementos que emergem sutilmente dá forma às estruturas que confrontam o espectador em suas instâncias mais intrínsecas. A natureza inquieta de Clores a leva a contínua apreensão de conhecimentos, experiências e vivências resultando em obras que rompem a fronteira do hoje, afinal Clores é de todas as Eras.


Breve Currículo

Clores Dias de Andrade Lage nasceu em Governador Valadares no dia 01/10/1943. É casada com Bruno da Costa Lage e teve cinco filhos: Dalessandro (saudade!), Andreiev, Elke, Maxwell e Petras.

Em 2003 Clores recebeu na Itália, da Ordini Accadêmico, o título Caballero Oficciale Acadêmico pela criação da Movitela – telas com movimentos côncavos e convexos. Prima de Carlos Drummond de Andrade e autodidata, a artista plástica é multifacetária: Foi professora, decoradora, é escritora, artista plástica, cineasta e inventora.

Clores já produziu três filmes, 12 documentários e escreveu sete livros. O quinto livro – Ecos de Outras Eras – resgata a história de sua árvore genealógica, fazendo registros por várias partes da Europa e do Brasil. Esse projeto multicultural ganhou os palcos de alguns estados brasileiros, com apresentação feita pelo grupo de teatro FASZESS 4, de SÃO PAULO.