Edjane Leite, Aracaju/SE
edjaneleitearts@gmail.comm



Edjane Leite A artista plástica abstrata Edjane Leite da Silva Monteiro, nascida em Paulo Afonso-Ba, mas em suas raízes sergipana de coração, mora há mais de 30 anos em Aracaju, filhos e esposos sergipanos.

Desde sua adolescência, vem se interessando pela arte, como forma de expressar os seus sentimentos e o amor, seja ela na pintura,escultura ou fotografia. Esses fatores a levou a buscar outros rumos como: Expressão e liberdade, o ser iluminado ( aquele ser bom que possa transmitir alguma mensagem de otimismo), o papel da mulher na sociedade sergipana, essas são as características da sua pintura e escultura abstrata informal - que defende as formas livres e busca o lirismo no ritmo estabelecido pelo jogo cromático e especial.

A vida acadêmica da artista, começou em Paulo Afonso-Ba, dando continuidade aos seus estudos em Aracaju, formada em jornalismo, pedagogia na Universidade Tiradentes. Como ela diz: Sou uma pessoa com multe funções : jornalista, pedagoga , fotógrafa . radialista com um programa gospel na rádio Atalaia AM há mais de onze anos ( De corpo e alma) , pós graduada em arte educação, psicopedagogia, empresária no ramo da saúde mental mais gosta de fazer realmente é pintar, a arte faz parte da minha vida diária, escolheu a arte abstrata pela liberdade de expressão - antes seguia uma linha figurativa e expressionista.

Edjane Leite procurou aprimorar o seu trabalho, buscando se reciclar em cursos ligados à pintura com artistas consagrado do nordeste ,nacionais e internacionais.

A participou de exposições individuais como: Brasília- na Biblioteca Demonstrativa em 1995 e na Galeria Álvaro Santos intitulada " Ser Iluminado". Ela participou ,também de várias coletivas local como: dos " Emergentes 97, uma coletiva com artistas escolhidos pelo Cultart. Em 1996 expós o seu talento artístico, "Arte Sergipana" no Shopping Center da Rua 24 Horas, I Expo Salão de e Ecologia, já em 1997 surgiram outras exposições e os quadros da pintura abstrata, foram apresentados na I Grande Exposição de Laranjeiras- Centro de Tradições de Laranjeiras.Coletiva "Made in Aracaju" - Espaço Cultural YAZIGI (1999), Coletiva "Elas por Elas" - Galeria de Arte do Sesc (2000), Expo" Do Moderno ao Contemporáneo" - Shopping Riomar (2001), Edjane Leite e Karinne " Do Lixo à Arte" (2002), , A Mulher e o ( Desejo)8 de março de 2006- instituto Luciano Barreto Junior, Gravura de Inverno ( 2006) Sociedade SEMER “ Aracaju “SE.

Para uma melhor divulgação da sua arte, a artista Edjane Leite participou de exposições em outros Estados brasileiros como: A coletiva da Primavera em Vitória do Espírito Santos (1987), X Arte Sergipana, Hoje" - Museu Regional de Vitória da Conquista-Ba( 1997), Coletiva de Maio em São Luí¬s do Maranhão ( 1995 e 1996). Exposições de Arte Contemporânea do MERCOSUL em Buenos Aires ( de 17 a30 de setembro de 2002). II Mostra Darcy Penteado de arte(2005) “ no Museu do Café World Trade Center- Santos –SP. Participou de vários catálogos locais, nacionais e internacionais, com várias premiações em São Paulo: o título de comendadora, troféus; menção honrosa em New York, etc, em 2011 esteve expondo seus trabalhos nas grandes metrópole como: São Paulo, Rio de Janeiro, New York e Londres. Atualmente partcipa de uma exposição virtual: WWW.ngarteprodutoracultural.com.br. Mais informação poderá encontrar no Google vária exposições realizada com: xilogravuras, pinturas.

A artista ensinou arte plástica para: crianças, adolescentes e adultos, portadores de necessidades especiais do "Projeto Luz do Sol" em Nossa Senhora da Glória -SE, Coordenou o Espaço "Nise da Silveira" - CAIC e trabalhou no CAPS Arthur Bispo do Risário (Centro Assistência Psico Social - Aracaju /SE).

Coordenou e elaborou o projeto para o CAPS Arte de Viver em Itaporanga D’ajuda-Se. Hoje coordena a sua própria ONG- Ass. Aconchego em Nossa Senhora do Socorro – Se cuidando de 23 pessoas com transtorno mental.