Logo

Nossa Galeria de Arte


Com direção de Adriana Nassar e Xanda Nascimento, a Nossa Galeria de Arte é referência no Estado do Rio de Janeiro, reconhecida pela população, pelo poder público, pelos artistas e pelo mercado cultural como centro de excelência em arte. Por entender que a diversidade cultural é um elemento de formação e fortalecimento da sociedade, a Galeria promove exposições presenciais e virtuais interativas 3D com tour 360º, trazendo à vitrine artistas locais, bem como de outras regiões do Estado e do Brasil. A Galeria abraça novos talentos e artistas consolidados, fortalecendo o intercâmbio de diferentes técnicas, saberes e vivências. Vale ressaltar que a Nossa Galeria de Arte é a única galeria de arte reconhecida e chancelada com a Medalha Tiradentes: maior honraria do Estado do Rio de Janeiro.

Tudo começou em 2002, quando a artista plástica e multimídia Xanda Nascimento, atual curadora da galeria, administrava a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, instituição de excelência no ensino de artes visuais no país, conheceu a produtora cultural e fotógrafa paulistana Adriana Nassar. Começaram a trabalhar juntas em diversos projetos e, em 2007, a convite de um empresário da cidade de São João de Meriti, abriram uma galeria de arte dentro de um shopping: nascia a Nossa Galeria de Arte.

A intenção era tornar as obras de arte mais acessíveis à população, divulgar talentos locais, bem como promover intercâmbio com artistas de outras regiões brasileiras, por entender que a diversidade cultural é um elemento de formação e fortalecimento da sociedade.

Em 2009, devido à crescente demanda de todo o país, as exposições da galeria transcendem o espaço físico limitador. Com a exposição coletiva virtual “Expressão da Arte” foi inaugurado o espaço virtual da Nossa Galeria de Arte.

O espaço virtual da Nossa Galeria de Arte foi pensado como um instrumento fomentador da inclusão cultural, contribuindo para o deslocamento da referência comum a centros culturais, galerias e museus como chave de acesso à Arte. O sucesso foi tamanho que, em 2012, a Nossa Galeria de Arte tornou-se exclusivamente virtual e hoje cada vez mais artistas têm a chance de expor seus trabalhos. No espaço virtual da Nossa Galeria de Arte artistas de diferentes gerações, vivências, saberes, criatividades e técnicas se encontram para o intercâmbio de culturas, do pensar e do fazer artístico.

Na Era de bytes e sites, através da internet, com um clique no mouse, o artista torna acessível a sua obra, o seu legado, a qualquer pessoa em qualquer parte do mundo independente do espaço político, geográfico, social e cultural. A qualquer hora, de qualquer lugar, o visitante pode apreciar as obras das mostras virtuais, bem como as expostas no Catálogo Online de Arte. Espaço virtual da Nossa Galeria de Arte: descentralização e democratização da Arte!