Utopia em Veraneio

Na Sala Ocean View até 06/12/21


 

A exposição “Utopia em Veraneio” de Adjacy reúne 20 obras que instigam a memória de um passado idílico, desconstrói o presente, deslocando nosso olhar para novas versões de mundo.

“A arte é um método de abrir áreas da sensibilidade, mais do que mera ilustração de um objeto”. (Francis Bacon)

Ressaltando momentos típicos do verão, as pinturas de Adjacy trazem leveza e frescor ao nosso dia a dia. Pedalar uma bicicleta, dirigir uma moto ou um carro, encontrar amigos em uma praça ou em um bar, refrescar-se junto à praia ou piscina... Cada tela é uma expressão de prazer e celebração da vida.

Influenciados pela estética vintage, os trabalhos apresentados na exposição além de chancelar incontestável tecnicidade artística, espelham a imaginação e a sensibilidade que permeiam a visão criativa de Adjacy.

Com uma paleta de cor singular, as imagens pictóricas ressoam uma carga cromática que trazem sublimação à cena urbana. Poeticamente sagaz, Adjacy nos conduz por representações nostálgicas que, em meio ao deleite visual, carregam consigo potências de reflexão sobre um tempo idealizado que emerge da amálgama da nossa realidade social.

“O sublime não representa uma comunicação irracional com a natureza, pois que, muito pelo contrário, esse sentimento arranca o espírito ao mundo físico e o faz descobrir a sua independência”. (Jean Lacoste)

“Utopia em Veraneio” propõe ao público ressignificar seu presente e presentificar seu desejo de futuro. Na exposição a alegria de viver, o otimismo e a esperança coabitam, fomentando-nos desejos e anseios, reconfigurando nossa realidade, dotando nossa identidade de novos conceitos, novas possibilidades.

Por Xanda Nascimento, 2021.
Especialista em Gestão da Cultura pela Universidade Estácio de Sá, Curadora e Diretora Institucional da Nossa Galeria de Arte: galeria com mérito artístico cultural chancelado com a Medalha Tiradentes, maior honraria do Estado do Rio de Janeiro, e com a Medalha Pedro Ernesto, maior honraria da Cidade do Rio de Janeiro.