Memórias da Simplicidade

Na Sala Mountain's Voice até 20/06/22


 

A exposição “Memórias da Simplicidade” apresenta 30 obras de Nérci Godois: artista diferenciada da pintura Naïf, cujo notório talento alçou voo para além de Montenegro, cidade da região metropolitana de Porto Alegre/RS, reverberando sua trajetória no cenário internacional das artes visuais.

Dona de uma linguagem autêntica, Nérci Godois expressa suas emoções libertas da estruturação pictórica definidas pela formação acadêmica. Regras como perspectiva, proporção, luz e sombra não delineiam sua forma de respirar, apreender e fazer arte. “Pinto minhas ideias e pensamentos”, enfatiza a artista.

As qualidades estética, técnica e poética norteiam sua produção. Sobre a tela, Nérci Godois expande seu universo particular, compartilhando com o espectador seus saberes, suas vivências, suas experiências, sua individualidade. Cada pintura registra as lembranças da artista, envoltas na simplicidade da sua origem que, como ela diz: “é simples e humilde, de gente da roça”.

Nesse contexto, a mostra é pautada por uma narrativa de memórias e identidade, que evocam lugares e momentos. Nas telas, cenas de uma boa prosa, de um namoro, de uma pescaria, do trabalho árduo da plantação e da colheita, dos encontros em família e junto a comunidade, da tristeza da partida e alegria da chegada...

Entre o real e o ideal, a criatividade ímpar de Nérci Godois nos oportuniza o reencontro da inocência e da pureza perdidas em meio a selva de concreto.

Por Xanda Nascimento, 2022.
Especialista em Gestão da Cultura pela UNESA, Curadora e Diretora Institucional da Nossa Galeria de Arte: galeria com méritos artístico e cultural chancelados com as mais altas honrarias do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro, Medalha Tiradentes e Medalha Pedro Ernesto.