Bia Nogueira

Vitória/ES


Bia Nogueira

Bia Nogueira nasceu em Santos, estado de São Paulo. É formada em Letras e Arteterapia. Ao longo de 14 anos morou em diversos países a exemplo da Suíça, Argentina, Estados-Unidos e Portugal. Esta vivência, desde a infância, influenciou significativamente seu "olhar", em função das constantes visitas a importantes museus do mundo e galerias de arte.

Na década de noventa do século passado, atuou no Museu Vivo da Memória Candanga/Secretaria de Cultura do GDF, desempenhando funções na área de ação educativa. No mesmo período, iniciou seu percurso como artista visual. Atualmente mora em Vitória/ES.

Seu trabalho é abstrato. Bia Nogueira acredita que o Abstracionismo permite uma liberdade de expressão incondicional, assim como leituras múltiplas por parte do expectador. Seu processo criativo se alicerça na técnica mista. Sua eleição pela justaposição e sobreposição de materiais diversos propicia uma interação sutil que não seria viável por intermédio de uma técnica exclusiva.

A artista participou de diversas exposições virtuais no Brasil e no exterior. Dentre elas: Artes & Artistas 2021, Brasil, 2021; Arte sem Fronteiras, Portugal, 2021; 6th Salon of Painting Virtual Exhibition, EUA, 2021; White Acacia Internacional Festival, Ucrânia, 2021; Lienzo Blanco, Argentina, 2021; Wild Thoughts, Nigéria, 2021; Art INsight #1, Brasil, 2021; Chau, Argentina, 2021.

Sua produção pictórica se ancora na intuição e no conhecimento empírico, adquirido ao longo da sua trajetória, em cenários onde a arte sempre se fez presente.