A artista Plástica Teresinha Mazzei desenvolve uma pesquisa sobre Pintura Orgânica – ou seja, com aproveitamento de partículas vegetais liberadas durante a floração, principalmente de flores de Mangueira, que entrando em decomposição criam desenhos ao acaso, que se caracterizam com uma longa escala de tonalidades naturais, dando surgimento a uma poética composição de efeitos plásticos onde se apresenta um índice de informações visuais a cada momento de envolvimento dos fragmentos em decomposição com a mensagem pictórica.
“Há vários anos venho trabalhando a questão da pintura com exposição de telas ao tempo em meu atelier e quintal com pigmento natural da flor da mangueira e tenho observado como as ações da natureza e do tempo criam em diferentes suportes efeitos plásticos e estéticos de rara beleza. A consequente experimentação do exercício de criação com a decomposição de elementos orgânicos — principalmente das delicadas flores da mangueira — na construção de pintura me fez ver que mais do criar interferindo no suporte, o papel do artista é antes o de observar. Este trabalho lento de observação, de acompanhamento e de diálogo com a natureza, desenhando com ela em telas depositadas no chão do quintal por meses me fez ver o próprio tempo como substantivo estético. Esta realização possibilita a observação do processo do envelhecimento como uma bela mensagem pictórica.
Para além do objeto acabado o estudo e a observação dos processos criativos são tão importantes e esteticamente apreciados quanto as próprias obras expositivas. Cada vez mais pesquisadores e artistas têm se dedicado aos estudos e registros dos processos criativos porque ao desviar o olhar para os métodos, processos, acidentes, estudos diversos, esboços estamos nos atentando para elementos artísticos interessantes que nunca são vistos ou mostrados."