A artista Teresinha Mazzei utiliza em seu processo criativo o pigmento natural retirado das flores da mangueira e da Árvore do Mangue.
Através do controle da ação da natureza e da atuação do tempo sobre os pigmentos naturais, consegue ao final uma composição que é o resultado dessa interferência seletiva que controla o processo e impede a sua continuidade ou transformação em outra obra.
Sua criação consiste, pois, em trabalhar, através dos efeitos biológicos e das aguadas com gradações cromáticas e grafismos, buscando uma composição final.
Longe da pretentensão de retratar um ambiente em seus mínimos detalhes, a artista prefere transformar o rigor dos traços tradicionais em pinceladas e manchas vagas e intrigantes onde a cor e as gradações cromáticas criam mais significado do que as formas.
Em sua versatilidade, a artista faz uso da tecnologia para executar pinturas digitais com fotografias de detalhes de suas obras. Assim, partindo da pesquisa com pintura natural, faz um contraponto sem fronteiras com outras mídias, utilizando diferentes ferramentas que se imbricam – mídias sobre imagem captada de suas próprias obras prontas ou em processo de composição culminando em infoartes diversas.
Nessa Série mostro perdas, melancolia, diálogo, afeto, experiências estéticas, observação, satisfação...
Através da fotografia venho a alguns anos registrando a queda dos meus cabelos e observando as formas criadas por eles ao serem salvos nos azulejos 15 x 15 cm a cada lavada.
Através de interferências digitais nas imagens consigo resgatar e perpetuar sua existência enaltecendo a perda e diminuindo esse lado melancólico do desenlace contínuo dos fios.
A melancolia dialoga com a satisfação obtida com as imagens gravadas na superfície dos azulejos do banho. Através da fotografia eternizo esses momentos...
Dentro do contexto da perda existe o ganho de reflexões obtidas pelas imagens que contém o afeto e a possibilidade de multiplicá-lo através das ferramentas digitais e intervenções após a impressão.
A angústia dessa perda constante dos fios de cabelo dialoga com a satisfação das inúmeras imagens obtidas e as possibilidades de transformação após o enriquecimento dessas imagens com o trabalho digital.