J. Afonso

Processo Criativo


O processo criativo de J.Afonso se transforma através do tempo, gerando soluções e inovações, promovendo diferenciais, favorecendo o crescimento não só de sua arte, mas das pessoas com as quais interage com seus treinamentos, palestras, entrevistas e exposições, fomentando a diversidade, contribuindo para a construção de um mundo mais harmonioso, com novas tendências e constante preocupação com a proteção do meio ambiente que nos cerca todos os dias de nossas vidas.

Através de exposições de arte temáticas, abordo o amor e paixão pela vida, os seres que vivem o nosso mundo, as transformações, os sonhos, a vontade de inovar, a imaginação, novas ideias que contribuam para a evolução do ser humano e da sociedade, visando mais qualidade de vida e integração entre as pessoas de todas as idades.

Meu processo criativo tem muito abstrato e figurativo que busca aprender através da arte todos os aspectos da vida como: matemática, geografia, literatura, eletrônica, arquitetura, física, agricultura, medicina, direito, comércio, informática, energias renováveis, socialização, revitalização, inclusão dos seres com alguma deficiência, semeando através deste processo criativo o aprendizado contínuo para todos e todas através da arte.

É um processo que exige muito estudo preparação e, consequentemente, um relevante estudo de técnicas de pintura como lápis, têmpera, esfumato, óleo sobre tela, acrílica sobre tela, perspectiva linear, perspectiva atmosférica, gravura, pena e tinta, aquarela, pontilhismo, impasto, guache, colagem, giz pastel, cera, carvão...

Este processo muda conforme o tempo, se altera e se transforma conforme a necessidade, em uma multiplicidade de tons e temas ao longo da criação. Então, tudo o que me instiga, o que não sei e gostaria de aprender, é um processo criativo, pois gostaria de saber mais, aprender mais. Assim é o meu processo criativo: um constante aprendizado.