Sobre a tela “Infinita Paz”

Oscar D’Ambrosio


Infinita Paz em Balaton

Pintar paisagens é uma maneira de dialogar com a natureza e de transmitir estados de espírito. Seja partindo de uma observação realista ou de uma memória imaginária, o ato de se debruçar sobre a natureza, dando-lhe uma forma plástica, constitui uma forma de se comunicar com o mundo, captando percepções e passando-as adiante.

A tela “Infinita Paz”, de Julianna Vidnik, transmite a ideia de tranquilidade pela utilização do azul e pela dominância da horizontalidade. É instaurada a ideia de que tudo pode ser harmonizado, mesmo os momentos de crise, uma mensagem de grande valia emocional quando se se pensa na atual jornada que passamos de enfrentamento do coronavírus e da COVID-19.

A obra comporta o conceito de que a existência pode ser infinita, no sentido espiritual, mas é finita, no sentido físico. Essa consciência comporta grande dose de humildade e dá ao trabalho uma dimensão filosófica existencialista. O mais significativo é que isso ocorre numa perspectiva de equilíbrio visual e de contemplação da maravilha de uma calma visão.

Alimenta ainda mais o mito uma tradição: quem tocar a caneta de ouro da estátua terá sabedoria e sorte. Paulistana, descendente de húngaros, Julianna, já seguiu a lenda e apresenta em seus trabalhos diversas interpretações visuais, geralmente idílicas do país europeu, destacando a natureza e a integração das pessoas com o ambiente.

Contemplar as águas paradas é uma metáfora da necessidade de uma reflexão vivencial para que cada um se conheça melhor. O encontro mítico entre céu e mar traz leveza e sensibilidade para um momento turbulento em que pouco se sabe sobre o futuro. Que a bela paisagem sirva como tenro referencial para a construção de um belo amanhã...

Oscar D’Ambrosio, 2020.


Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.