Elda Evelina

Brasília/DF


Elda Evelina

Navego pelas artes desde muito criança.

Criada em meio artístico, tendo a música como ponto de referência primordial.

Meu caminho pelo desenho e pela arte em papel me foi apresentado, ainda bem jovem, pelo meu pai Luthero Vieira, violinista e tenor.

Meu primeiro trabalho, óleo sobre tela, foi aos doze anos, uma Madona.

Sempre estive conectada à arte. Meu leque nesta área foi se expandindo e naveguei pela arte na madeira e vidro. Aprendizado consolidado por orientação de uma artista bem conceituada na região onde morávamos.

Fui ampliando meu leque de opções em direção ao desenho – lápis, carvão, caneta – e, por algum tempo, elaborei muitos retratos, chegando até mesmo a alcançar uma boa condição na execução dos trabalhos.

O trabalho com a arte óleo sobre tela sempre foi meu encantamento. No entanto, por questões de saúde, tive que abandonar. Por algum tempo eu me restringi ao acrílico sobre tela e desenho.

No ano de 2001, ao conhecer os trabalhos de arte em ovos, na Rússia, eu me encantei. Comecei a desenvolver algumas técnicas nessa área, de forma bem artesanal - decoração de ovos de cerâmica. Gostei tanto que ampliei o leque de opções – madeira, ovos de avestruz, vidro.

Hoje exerço minhas atividades artísticas em várias áreas: papel (aquarela, desenho, canetas), madeira e ovos de avestruz, tela (acrílico, giz óleo, giz seco, também aquarela). Sempre que vejo uma oportunidade de enriquecer o meu trabalho, acrescento texturas, seja em massa acrílica, porcelana fria, cordões, pedras, strass, peças metálicas, areia e outros que encontrar e entender interessantes para o meu trabalho.

Vale acrescentar aqui o meu caminho pela tecnologia aplicada à arte. Tomei contato com a tecnologia tão logo se apresentou a oportunidade. Meu primeiro computador foi adquirido há mais ou menos trinta e cinco anos. O uso à época era basicamente para a digitação de textos. Não muito tempo depois surgiram Softwares, hoje denominados de Aplicativos, que abriram horizontes para a minha mente inquieta. Comecei a desenvolver desenhos e, não muito tempo depois, pinturas nesse caminhar na tecnologia.

Ao longo do tempo fui desenvolvendo aplicabilidades nesta área e hoje considero que realizo um trabalho bem elaborado usando a tecnologia, usando as plataformas: Adobe Creative Cloud, ArtRage 6. Produzo vídeos com o Studio 24 Ultimate da Pinnacle. Também faço uso de plataformas no celular.

Gosto de navegar pelo novo, por vezes até mesmo ao inusitado. Algumas pessoas podem estranhar, mas esta é a minha maneira de trabalhar com a arte, a criação por excelência. Sem preconceitos da minha parte, mas enfrentando, por vezes, o preconceito de quem observa.

Mas esta é a minha maneira de ver a arte: criação sem limites.

Tenho vários canais de divulgação do meu trabalho:

  • Eldaevelina.com
  • Eldaevelina.com/obras
  • Youtube.com/eldaevelina
  • Facebook.com/eldaevelina
  • Instagram – elda_evelina