CHJapp

São Paulo/SP


CHJapp

Gaúcho nascido em Porto Alegre, RS, no dia 13 de março de 1948, mudei-me com meus pais recém chegados da Alemanha para a cidade de Joinville, SC, onde meu pai trabalhava numa indústria de máquinas para beneficiar madeira. Após 9 anos, meu pai foi transferido para São Paulo, Capital, aonde chegamos em julho de 1958.

Após um período de 35 anos sem dedicar-me a qualquer atividade artística (1968 a 2003), retomei esta atividade no ano de 2003, inscrevendo-me no curso de Moldagem de Cerâmica, ministrado pela ceramista professora Heloísa Reis, no seu então atelier da Rua Rio Grande, Vila Mariana, São Paulo. Ali permaneci até maio de 2004, quando entrei na Escola de Arte São Paulo, no curso de Desenho Básico. Em seguida, junho de 2004, passei para o curso de Pintura em Tela na mesma Escola. Neste mesmo ano, fiz minha primeira pintura a óleo, foi a Igreja de São Sebastião, da cidade de Leopoldina, MG, da qual eu tinha um pequeno cartão-postal que me serviu de modelo.

Nos finais de cada semestre a Escola proporcionava exposições das obras dos alunos. Eu sempre participei e por várias vezes ganhei o primeiro lugar, além de Certificados de Participação e algumas medalhas. Até julho de 2014 eu havia feito 68 pinturas, utilizando-me de diversas técnicas como pincéis, espátula, grafite, pastel seco, tinta a óleo e acrílica. Nesta época saí da Escola para dedicar-me à pintura no meu próprio atelier.

Desde então, até hoje em maio de 2020, venho participando de algumas exposições, porém não pude mais me dedicar à arte como antes, devido a problemas de saúde de familiares. Foram 6 anos proporcionando proteção e cuidados aos mesmos. Faço votos que neste segundo semestre de 2020 eu possa voltar a dedicar-me à pintura.