Renascimento

Na Sala Ocean View até 14/12/2020


Escolhi o nome “RENASCIMENTO” em homenagem a retomada das atividades da NOSSA GALERIA DE ARTE e também a minha própria retomada dos assuntos ligados à arte, dos quais eu andava um pouco afastado.

Nesta exposição eu apresento ao público uma parte dos meus trabalhos nos estilos “realista” e “abstrato geométrico”, que são os meus preferidos até o presente momento. Não tenho muita atração por outros estilos de pintura. Acho importante a relação entre a imagem e o nome dado à obra pelo pintor, pois o título atua como fio condutor para a interação artista-obra-espectador. Para mim, a perfeição da expressão artística está na capacidade do pintor de conseguir retratar a imagem assim como ela é aos olhos do observador – quanto mais perfeita, tanto mais valor lhe atribuo. Por isso, o estilo que sempre tento buscar é o “hiperrealismo” – que pode até transcender a realidade, diferente do “abstrato informal”, onde a composição cromática pode ser “lida” como “linda primavera”, por exemplo, sem que o título da obra mantenha uma relação óbvia com a imagem pintada.

Acredito que a liberdade criativa do artista pode “melhorar” aquilo que vê na sua frente, tanto na sua forma como no seu conteúdo, semelhante à fotografia com seus muitos recursos tecnológicos. Portanto, o estilo “realista” não é uma mera reprodução, um registro asséptico da realidade. Ao contrário, pois a realidade expressada na obra carrega uma carga emocional intrínseca ao olhar do artista. “Melhorar” é um RENASCIMENTO contínuo que flui e alimenta a alma do Artista com aperfeiçoamento e novos aprendizados.